Governadores da Amazônia se reúnem para discutir políticas públicas para fortalecer desenvolvimento da Região

Governadores e gestores de 8 Estados da Amazônia se reúnem a partir desta quinta-feira (26) em Macapá, no Amapá. No encontro, que vai até sexta (27), serão debatidas as problemáticas comuns e políticas públicas que podem ser desenvolvidas em conjunto para fortalecer o desenvolvimento da Amazônia e cobrar com mais apoio e ações do governo federal.

O Fórum de Governadores da Amazônia Legal é um evento anual que reúne os governantes e gestores de estados que compõem a Amazônia Legal – Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Nesta quinta-feira, ocorrem as discussões técnicas entre os secretários estaduais do Meio Ambiente, Educação, Saúde, Segurança Pública, Assistência Social, e gestores Infância e Adolescência. Eles se reúnem em encontros fechados na Escola de Administração Pública (EAP) e na Residência Oficial do Governo do Amapá.

Já no dia 27, sexta-feira, no Ceta Ecotel, em Fazendinha, os governadores José Melo (AM), Waldez Góes (AP), Simão Jatene (PA), Flávio Dino (MA), Tião Viana (AC), Marcelo Miranda (TO), Pedro Taques (MT), Confúcio Moura (RO), e a governadora Suely Campos (RR), vão se reunir para debater e formatar, a partir das propostas decididas no dia 26, a carta do Amapá.

O documento conterá as principais reivindicações e pautas conjuntas dos estados da Amazônia Legal. Ele será encaminhado ao Planalto.

Fonte: Rede Tiradentes